Capacitação em Serviço de Vacinação em Farmácias: da implantação à segurança na prática da aplicação ASCOFERJ

Local

Sede da ASCOFERJ: R. do Carmo, 9 – 501 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20011-020.

Horário

10 e 11/09 — Das 08:00h a 13:00h e das 14h às 19:00h.

Número de Vagas

40 vagas em razão da aula prática.

 

Investimento

3 x de R$ 160,00 via PagSeguro

OU R$480,00 a vista, via boleto bancário.

Carga-Horária

60 horas, sendo 40 horas de conteúdo teórico em aprendizado digital e 20 horas teórico/prático presencial.

Público-alvo

Farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia.

Certificação

O curso é devidamente reconhecido pelo Conselho Federal de Farmácia e segue as normativas estabelecidas na Resolução nº 654/18.

Curso que habilita a implantação de serviços de vacina pelo farmacêutico

O curso tem por objetivo tornar os profissionais Farmacêuticos e alunos da Farmácia aptos a implantar no seu consultório farmacêutico o serviço de  aplicação de vacinas, bem como na própria Farmácia. Os alunos aprendem todos os requisitos e cuidados para a segurança na aplicação* dos medicamentos.

*o acadêmico de farmácia que concluir o curso não estará legalmente apto para aplicação de vacinas dentro das farmácias.

O curso será ministrado pela professora Karina Chiuratto.

– Karina possui graduação em Farmácia pela PUCPR (2013) e mestrado em Bioquímica pela UFPR (2016). Lecionou no Curso Profissionalizante em Atendente de Farmácia e Consultório Clínico (PET CURSOS) e no Curso Livre em Coleta de Sangue e Biodiagnósticos (CEPROMEC). Atuou como Gestora da Qualidade no Laboratório de Análises Clínicas, LABCEN (2016), onde implementou e coordenou o serviço de vacinação. Após a experiência anterior em vacinação ter proporcionado uma nova visão de atuação farmacêutica, fundou a Vacynare – Clínica de Imunização Humana, localizada na cidade de São José dos Pinhais e a Célula Farmacêutica em Imunização Humana do Conselho Regional de Farmácia do Paraná.

Grade Curricular

1. Aspectos legais e a realidade da aplicação de vacinas por farmacêuticos no Brasil e em outros países: oportunidades de desafios.

2. Vacinas: fundamentos em imunologia e imunização. Plano Nacional de Imunização (PNI), calendários vacinais, vacinas não contempladas pelo PNI, classificação e componentes das vacinas, vias de aplicação, esquema vacinal, indicações, precauções e contraindicações.

3. Avaliação pré-vacinação: acolhimento, anamnese, consentimento, confidencialidade, documentação, registros, escolhas de insumos e preparo da dose;

4. Aplicação de vacinas: vias instramuscular, subcutânea e intradérmica: locais e técnicas de aplicação;

5. Etapas pós-vacinação: avalização, diagnóstico, tratamento, registro e notificação de erros de vacinação  e eventos adversos pós-vacinação (EAPV), inclusive anafilaxia;

6. Serviço de vacinação em Farmácia: infraestrutura, licenciamento, boas práticas, segurança ocupacional, gerenciamento de resíduos, segurança do paciente, rede de frio, emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) e vacinação de extramuros;

7. Preparo da dose (a partir da ampola, frasco-ampola e seringa preenchida) com simulação prática.

8. Técnicas de administração nas vias intramuscular, subcutânea e intradérmica com simulação prática.

 

 

Professores Convidados

Karina Chiuratto - (Mestre - UFPR)

Onde

Está o curso